Vidas e mortes

.


Uma me influenciou com a vida e me chocou com a morte – Leila Diniz;

Uma me influenciou com a vida, música e me chocou (muito) com a morte – Elis Regina;

Uma me influenciou (muito) com a vida, (muito) com a música e me deixou triste com a morte- Rita Lee.


.

Leila Diniz era uma libertária de costumes e de vida, atriz talentosa, e morreu aos 27 anos em um acidente aéreo.

Elis Regina , cantora talentosa, lidou a sua maneira com restrição que os ditos “costumes” impunham às mulheres, em sua vida e em sua carreira (e pagou o preço disso) e morreu aos 37 anos de uma parada cardíaca por uma mistura de álcool, cocaína e tranquilizantes.

Rita Lee … Rita Lee foi Rita Lee, enfrentando como Elis, de certa forma, a mesma coisa quanto a mulheres, na vida pessoal e na carreira, mas lidando com isso a sua maneira. Multi artista. E foi-se embora no dia 9 de maio, aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.

.


.

Mas é preciso falar as datas para o que eu vou comentar:

.

A Ditatura Militar durou de 1964 a 1985.

Leila Diniz viveu de 1945 a 1972.

27 anos.

Elis Regina viveu de 1945 a 1982.

37 anos.

Rita Lee viveu de 1947 a 2023.

75 anos.

………………………………………………….

Leila Diniz, o biquini e a gravidez, o cinema, a ditadura… e a mulher.

Elis Regina, a vida, a música, os filhos, e a ditadura… e a mulher.

Rita Lee, tudo. E, ah a música… as fases… a que menos me “pegou” foi a fase de novelas e músicas de novelas.

.

Mas como, em menor e maior grau, influenciaram minha adolescência e quando eu era jovem adulta!

Radio Rock Fluminense, revista Pop, revista Nova, revista Cláudia, Veja, festivais de música da Record, jornais Folha de São Paulo e Estadão, um pouco de TV… para quem era do interior de São Paulo era assim que se ficava sabendo do que acontecia no Brasil e mundo. Era assim para mim.

Era assim que eu ficava sabendo das três.

.

As três: coerências e incoerências vivendo juntas, bem no estilo vida real, porque era e é vida real.

As três: nunca pararam de evoluir, só que a Rita Lee teve mais tempo para isso.

As três: passaram por várias transformações nos costumes sociais, foram quase “séculos dentro das décadas”, dado o tamanho e a intensidade das transformações.

.

Agradeço a todas.

Sem vocês, eu não seria quem sou.

.

.


Artigos para saber mais sobre elas:

Leila Diniz: os 50 anos da morte da atriz que desafiou conservadorismo e foi perseguida pela ditadura
https://www.bbc.com/portuguese/geral-61795046

Elis Regina foi vítima de overdose: como foram as últimas horas da cantora
https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/01/12/como-foram-as-ultimas-horas-de-vida-da-cantora-elis-regina.htm

40 anos sem Elis Regina: 6 momentos marcantes da carreira e de sua personalidade
https://revistamarieclaire.globo.com/cultura/noticia/2023/04/40-anos-sem-elis-regina-6-momentos-marcantes-da-carreira-e-de-sua-personalidade.ghtml

Foto por MART PRODUCTION em Pexels.com

.

Deixe um comentário